Let me Grow: entre o jogar e o planejar

Mais do que diversão, Jogo ensina a importância do planejamento e da flexibilidade para crianças 

 

Let me Grow é um jogo online desafiador, no qual o jogador deve encontrar maneiras novas para regar as flores. É necessário controlar a direção do abastecimento de água, a partir de um pequeno reservatório. Os jogadores devem mover pequenas barragens ou ativar e desativar pequenos registros de forma que todas as plantas possam receber água. No entanto, anões de jardins, estrategicamente colocados em cena, devem ser mantidos secos.
Depois que o jogador disponibiliza água para todas as plantas, avança-se para o próximo nível, um pouco mais difícil do que o anterior.
Raciocínio lógico é exigido para completar os níveis e deixar todas flores devidamente aguadas.

Recomendamos este jogo para crianças a partir dos 6 anos.

Este jogo pode ser útil para o exercício do:

  • Planejamento
  • Flexibilidade

No post anterior, escrevi a definição destas duas competências e de mais outras cinco.

Planejamento

Para alcançar o sucesso, muitos jogadores optam pela tentativa e erro. Mas o ideal é o jogador, antes mover a primeira barragem, olhar para toda a tela, identificar a localização das flores e gnomos e planejar mentalmente a sequência de jogadas.

A compreensão da relação causa e efeito para cada movimento evita o jogador a cometer um número maior de erros. Em Let me Grow, ter um plano é tão simples como a compreensão das relações entre os diversos elementos de um quebra-cabeça.

Flexibilidade

Com um bom e equilibrado level design, Let Me Grow exige que o jogador ajuste constantemente suas expectativas diante de uma nova sequência de obstáculos.

Não é possível resolver até mesmo os primeiros 10 níveis na primeira tentativa. Realmente, não há instruções ou tutoriais sobre como usar as barragens, registros ou aquedutos. No estilo aprender fazendo, o jogador deve descobrir sua função e importância no jogo manipulando e utilizando esses objetos durante a experiência com o jogo.

A mudança constante das cenas e as novas regras, obriga o jogador a pensar e praticar a flexibilidade. Embora algumas das soluções sejam difíceis de encontrar, se o jogador experimentar as funções de cada item no level design, ele certamente resolverá o enigma em jogo.

videogame
ANTES DO JOGO

Tome um minuto para conversar com seu filho sobre a importância do planejamento e da flexibilidade, e porque eles são importantes para atingir objetivos na vida.

Let me Grow é um jogo single player, mas há maneiras de torná-lo uma experiência interativa. Por exemplo, dois jogadores (pai e filho, aluno A e B, aluno e professor, etc) podem se revezar entre os níveis para alcançar os objetivos, tais como:

  • Cumprir o primeiro nível usando apenas dois movimentos
  • Completar o nível 5 em menos de 5 movimentos
  • No nível 6 temos a introdução dos gnomos (que devem ser mantidos secos)
  • Nível 8 o jogador precisa implementar uma estratégia diferente para cumprir o desafio.
  • A partir do nível 11 aparecem canos que interligam a áreas separadas no jogo, tornando o jogo mais desafiador
  • Alcançar o nível 15

 

Para refletir

 

Depois de atingir o nível 15 no jogo, reserve um tempo para conversar  (filho, aluno, etc) sobre como o jogo exige competências específicas do jogador, tais como planejamento e flexibilidade.

Destaque a importância da flexibilidade, quando o jogador deve trabalhar com 2 ou mais reservatórios de água. Normalmente, a água deverá ser dividida entre espaços diferentes, no estilo de um quebra-cabeça, enquanto uma outra parte deve ser mantida para uso posterior.

Resolver estes problemas demandará um pouco de tentativa e erro. E neste momento é importante destacar também que esta é outra maneira de resolver problemas, simplesmente tentando e errando. Planejar lances antes de jogar pode facilitar as coisas e tornar a experiência no jogo menos frustrante.

A cereja do bolo neste jogo é a importância de se ter uma estratégia. O jogador precisa, inicialmente, compreender as regras genéricas do jogo e, em seguida, desenvolver estratégias para resolver os enigmas.

Para os pais de plantão

Antes de o seu filho ir para a cama, que tal reservar cinco minutos para conversar com ele sobre  tempo que precisa para se levantar, tomar café, vestir-se e fazer suas obrigações? A conversa poderá aliviar o estresse associado aos dias mais agitados. A criança certamente se sentirá preparada e mais segura para enfrentar o dia quando ela acorda.

Para o professor de plantão

Ao invés de dar sermão sobre a importância do planejamento (estudar antes da prova, fazer a lição, não entregar o trabalho em cima da hora, etc), que tal preparar uma experiência motivadora para seus alunos de forma que o planejamento seja exigido para se alcançar o sucesso. Let me Grow pode ser utilizado para criar esta experiência. Mas só isso não basta.

Colocar os alunos simplesmente em contato com o jogo é uma atitude trivial, pouco educativa. O papel do professor é ampliar a compreensão do aluno não necessariamente sobre o jogo, mas sobre o significado das ações dele no jogo e dos processos cognitivos subjacentes à experiência.

Ficou curioso para saber como é o jogo? Então clique aqui para jogar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *